Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC comemora 15 anos com semana de eventos especiais

10/11/2022 17:13

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC) celebra de 21 a 25 de novembro seus 15 anos com uma programação especial. A Semana Comemorativa engloba palestras, rodas de conversa e mesas que discutem temas variados da pesquisa em jornalismo e encerra uma série de eventos realizados durante todo o ano de 2022.

A programação inicia na segunda-feira, 21, com a palestra da antropóloga e professora da UFSC, Letícia Cesarino, autora do recém-lançado livro “O Mundo do Avesso – verdade e política na era digital” (Ubu Editora). A palestra ocorre no auditório do CFH, às 9h.

Já no dia 22, terça-feira, Fabiana Moraes, jornalista e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), autora do livro “A pauta é uma arma de combate” (editora Arquipélago) também estará presente no evento realizando uma palestra. A fala ocorre às 13h30, no auditório Henrique Fontes, no CCE.

Entre os dias 21 e 24, mestrandos e doutorandos do programa socializam suas pesquisas durante a 12ª Jornada Discente do PPGJOR, com apresentações de trabalhos, mesas de debates e rodas de conversas. Os trabalhos apresentados na jornada serão publicados em um caderno de resumos. Você pode acessar as publicações das edições anteriores aqui.

O encerramento da programação especial acontece na sexta-feira, 25, com a realização de mesas temáticas sobre a pesquisa em jornalismo no Brasil e o pioneirismo do PPGJOR/UFSC, com a presença de professores fundadores do Programa. A programação inicia às 9h, no auditório do EFI.

Sobre o PPGJor/UFSC

Criado em 2007, o PPGJor/UFSC surgiu da experiência bem-sucedida de três décadas de formação de profissionais jornalistas no curso de Jornalismo, sendo um produto do amadurecimento desta área acadêmica na instituição, por meio de um contínuo investimento na formação docente, na produção científica e na criação da infraestrutura necessária ao empreendimento.

O Programa conta com três linhas de pesquisa: 1 – Cultura e Sociedade; 2 – Tecnologias, Linguagens e Inovação; e 3 – Conhecimento e profissão e ao longo desses 15 anos formou mais de 170 pesquisadores. Você pode conferir as teses e dissertações defendidas no PPGJor/UFSC aqui.

21/11
09h – Palestra com a Profª Drª Letícia Cesarino – Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH)

22/11
13h30min – Palestracom a Profª Drª Fabiana Moraes – Auditório Henrique Fontes (CCE – Bloco B)